A Beleza Profunda do Raku

04 dezembro 2006

O Raku é uma técnica de cozedura e pós-cozedura de peças cerâmicas que envolve uma "queima" das peças em materiais ancestrais (usando barro, palha, madeira, etc.). Estas são retiradas do forno incandescentes (a cerca de 1200ºC no máximo) com a ajuda de pinças, e são colocadas em baldes cheios de serradura e papel que automaticamente ardem e queimam. O choque térmico produzido e a queima destes materiais específicos, junto com vidros com que tenham sido decoradas as peças geram um brilho muito característico e quase exclusivo do Raku. Caso contrário, se a peça não estiver vidrada, depois de sair da serradura fica normalmente completamente negra.
Após todo o processo as peças são imersas em água fria para as libertar dos materiais químicos da combustão, e que também contribui para a variedade de resultados produzidos.
O Raku é uma porta aberta à criatividade, pois o ceramista nnão domina por completo o resultado desta queima.
No Japão as peças de Raku são muito apreciadas, sendo-lhes atribuido uma sacralidade advinda do seu uso no ritual do Chá. As peças são habitualmente produzidas por Mestres que envolvem as suas peças num sentimento de kokoro - o equilíbrio, o alinhamento...


Esta é uma técnica muito antiga vinda do Oriente mas já é usada há muito por artistas ocidentais, e de todo o Mundo.

0 comentários: